domingo, 2 de janeiro de 2011

A PARTIR DE 1º./1/2011 O AMIANTO ESTÁ FINALMENTE PROIBIDO A BORDO EM EMBARCAÇÕES

Notícia altamente auspiciosa é anunciada por Por Rodrigo Cintra em http://portalmaritimo.com/2010/12/30/imo-proibe-o-uso-de-amianto-abordo-a-partir-de-2011/ de que a Organização Marítima Internacional (IMO) proibiu de vez o uso de amianto a bordo a partir de 1º. de Janeiro de 2011.
A decisão foi divulgada na 88ª. Sessão do Comitê de Segurança Marítima e coloca fim nas exceções da regra II-1/3-5 do Código SOLAS. Esta determinação é de suma importância, pois desde julho de 2002, devido a essa exceção, ainda era permitida a utilização do amianto em juntas, isolamentos e alguns poucos casos.
Em relatório publicado pela entidade, foi descrito que durante inspeções freqüentemente realizadas em navios, os Inspetores têm encontrado amianto em selantes, sapatas para freios mecânicos (tipo aquelas de purificadores), revestimento de anteparas e mantas contra incêndio, dentre outros.
Foi também verificado que alguns navios que inicialmente estavam livres do material parecem tê-lo recebido a bordo após reparo em estaleiros e/ou aquisição de peças sobressalentes, em uma fase posterior à determinação, caracterizando uma não conformidade por descumprimento da Legislação vigente.
Só tem um detalhe: para remover isso de bordo é também super perigoso, principalmente em ambientes mais confinados, como é o caso da Praça de Máquinas. Isso vai dar um trabalho enorme, mas tem que ser feito.
Em diversos países (65) o amianto já é proibido há cerca de 20 anos.
Nossa saúde agradece, pois, como sabemos, o amianto faz uma verdadeira “lenha” em nosso organismo. Acesse a circular da IMO clique em http://portalmaritimo.files.wordpress.com/2010/12/imo-circ-1374-amianto_2.pdf
Até a vitória final!

Um comentário:

  1. Fernanda bom dia. nao consigo entrar no blog

    como posso obter a matéria?

    Roger Lee
    leeqsms@hotmail.com

    ResponderExcluir